terça-feira, 3 de novembro de 2009

Análise e contextualização histórica da informática na Educação no Brasil

VALENTE, José Armando. Informática na Educação no Brasil: análise e contextualização histórica.

Os primeiros computadores começaram a ser comercializados a meados da década de 50 e tinham a capacidade de armazenamento de dados e programação. Logo começou a ser utilizado na educação para transmitir a informação para o aluno, assumindo um papel de máquinade ensinar, auxiliando a abordagem pedagógica, uma nova maneira de lidar com novas formas de conhecimento, novos valores e idéias.
Os softwares usados nessa abordagem são os tutoriais e os de exercício-e-prática.
O primeiro computador usado no Brasil foi o 1.7000 Itautec: Que permitiu uso dos seus caracteres em português, usado para produção de texto e logo. Mas ele não chegou às escolas, ficou nos centros de pesquisa.
Depois os Microcomputadores MSX foram lançados em 1986, voltado para os vídeos-games.
Em 1994: Produção de computadores e aparecimento do Windows, multimídia, etc.
O Brasil não teve êxito como a França e os EUA devido à falta de equipamentos nas escolas e a formação do professor ficou como principiante em relação ao uso de computadores na educação, pois os avanços tecnológicos têm desequilibrado e atropelado esse processo de formação docente.
Nesse contexto, a formação do professor deve permitir que ele construa o conhecimento sobre as técnicas computacionais, o por que e como integrar o computador à prática pedagógia, voltando-se para os problemas específicos de interesse de cada aluno. É preciso também uma melhor articulação da administração escolar, da família, da comunidade nesse processo, para apoiar e minimizar as dificuldades de mudanças na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário