quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Texto: Conceitos e reflexões sobre tecnologia educacional- Tajra

O texto tem como principais objetivos:
  • Conceituar os termos "técnica" e "tecnologia educacional"

  • Promover reflexões quanto ao uso das tecnologias nas nossas vidas.

  • Apresentar a incorporação de vários instrmentos tecnológicos no ambiente educacional.

  • Expor as visões tecnicista e apocalíptica quanto à utilização de tecnologias na sociedade.

  • Relacionar as principais diferenças entre o computador e os diversos recursos tecnológicos existentes e utilizados no ambiente educacional.

"É uma maneira sistemática de elaborar, levar a cabo e avaliar todo o processo de aprendizagem em termos de objetivos específicos, baseados na investigação da aprendizagem e da comunicação humana, empregando uma combinação de recursos humanos e materiais para conseguir uma aprendizagem mais afetiva"(Tajra).

"Tecnologia Educacional não é uma ciência, mas uma disciplina orientada para a prática controlável e pelo método científico, a qual recebe contribuições das teorias de psicologias da aprendizagem, das teorias da comunicação e da teoria de sistemas". (Mariana Maggio)

A escola precisa estar inserida nesse contexto tecnológico e cotidiano de todos nós, apresentar às crianças situações reais, tornar as atividades mais significativas e menos abstratas.

Para incorporar a tecnologia no contexto escolar, é necessário:

  • Verificar quais são os pontos de vista dos docentes em relação aos impactos das tecnologias na educação.
  • Discutir com os alunos quais são os impactos que as tecnologias provocam em suas vidas cotidianas. Como eles se dão com os diversos instrumentos tecnológicos.
  • Integrar os recursos tecnológicos de forma significativa com o cotidiano educacional.

A tecnologia vai muito além de equipamento, a autora classifica as tecnologias em três grandes grupos:

  • Tecnologias físicas: São as inovações de instrumentais físicos. Estão relacionados com a Física, Química e Biologia.
  • Tecnologias organizadoras: São as formas de como nos relacionamos com o mundo; como os sistemas produtivos estão organizados. Os métodos de ensino, seja tradicional, construtivista, montessoriano, são tecnologias de organização das relações de aprendizagem.
  • Tecnologias simbólicas: Estão relacionadas com a forma de comunicação entre as pessoas, desde a iniciação dos idiomas escritos e falados à forma como as pessoas se comunicam. São os símbolos de comunicação.

E por fim, vale destacar a importância e praticidade do computador em relação a outros recursos tecnológicos, pois ele engloba várias tecnologias existentes, como a multimídia, o áudio, data-show, etc, além de seus recusos tradicionais, o que representa um ganho para a informação pela entrada, processamento e saída de dados, promovendo interações múltiplas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário